Pular para o conteúdo principal

Arte e Turismo- Museu Casa Portinari

QUEM FOI?
Cândido Portinari (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em 1956,1 e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu filho, retornaram para exibição no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
OBRAS
Entre suas obras mais prestigiadas e famosas, destacam-se os painéis Guerra e Paz (1953-1956)
Guerra e Paz
, que foram presenteados em 1956 à sede da ONU de Nova Iorque. Na época, as autoridades dos Estados Unidos não permitiram a ida de Portinari para a inauguração dos murais, devido às ligações do artista com o Partido Comunista Brasileiro. Antes de seguirem aos EUA, o empresário e mecenas ítalo-brasileiro Ciccillo Matarazzo tentou trazer os paineis para São Paulo, terra natal de Portinari, para apresentá-las ao público. Porém, isto não foi possível.Somente em novembro de 2010, depois de 53 anos, os paineis voltaram ao Brasil e, finalmente, foram exibidos, em 2010, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e, em 2012, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Os Retirantes
As telas Meninos e piões e Favela são parte do acervo permanente da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. Seu maior acervo sacro, entre pinturas e afrescos, está exposto na Igreja Bom Jesus da Cana Verde, centro da cidade de Batatais, interior de São Paulo, situada a 16 quilômetros de sua cidade natal, Brodowski.
Outras pinturas conhecidas de Portinari são:
-Colhedores de Café;
-Mestiço;
-O Lavrador de Café;
-O Sapateiro de Brodowski;
-Menino com Pião;
-Lavadeiras;
-Grupos de Meninas Brincando;
-Cena Rural;
O Lavrador de Café
-A Primeira Missa no Brasil;
-São Francisco de Assis;
-Tiradentes;
-Ceia;
-Os Retirantes;
-Pipa.
-Vila Santa Izabel.
-Mariana Xavier
CARACTERÍSTICAS DAS OBRAS
Em suas obras, o pintor conseguiu retratar questões sociais sem desagradar ao governo e aproximou-se da arte moderna européia sem perder a admiração do grande público. Suas pinturas se aproximam do cubismo, surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos, sem, contudo, se distanciar totalmente da arte figurativa e das tradições da pintura. O resultado é uma arte de características modernas
Primeira Missa no Brasil
MUSEU A CASA DE PORTINARI
O Museu Casa de Portinari está localizado na cidade de Brodowski , interior do Estado de São Paulo, na casa em que Candido Portinari  morou na infância e juventude, e retornava sempre para passar temporadas com a família e amigos. Nele se encontram várias obras do pintor, principalmente trabalhos em pintura mural, com as técnicas de afresco e têmpera. Ele ainda abriga objetos de uso pessoal,
mobiliário e utensílios da família do artista, sendo que alguns cômodos permanecem com suas funções originais e outros foram adaptados para salas de exposições. O museu fica na Praça Candido Portinari, número 298 – Centro  .
O Museu Casa de Portinari na qualidade de um dos principais centros de referência sobre o artista apresenta salas de exposição com diversas facetas importantes de sua carreira: “O Desenho na Obra de Portinari”, “O Poeta Portinari” e “O Político Portinari”
O museu em si é considerado parte do acervo, por causa dos murais pintados em suas paredes. A temática das obras é predominantemente sacra, exceto as primeiras experiências do artista neste gênero. O acervo também contempla uma coleção de desenhos, linguagem expressiva e significativa na produção de Candido Portinari, presente em todos os momentos de sua carreira.
Além disso, a casa foi conservada com os móveis da época do artista. No quarto estão objetos biográficos e, em seu ateliê, cômodo da casa especialmente adaptado ao trabalho do artista, pincéis, tintas, e outros instrumentos. Há também material de pesquisa sobre o pintor como revistas, jornais, livros e vídeos.
MASP- EXPOSIÇÃO SÉRIES BIBLÍCAS E RETIRANTES
O Museu de Arte de São Paulo está com uma exposição com algumas obras de Cândido Portinari.
Ressurreição de Lazaro
O intuito da exposição é evidenciar os fatores que levaram o pintor a ser reconhecido como um dos melhores do Brasil.
Sendo assim, a partir de agora, além de o visitante poder admirar as obras do acervo do MASP, ele também terá a oportunidade de mergulhar na arte brasileira, em especial nos traços e cores de Cândido Portinari.
ARTE E TURISMO-Museu a Casa de Portinari
Meninos Brincando
Agora a história e as obras de Cândido Portinari estão disponíveis no interior e na capital, sendo assim não existem desculpas para não conhecer esse ilustre artista brasileiro.
É visto que Portinari foi um dos grandes nomes de destaque no século XX, assim como no Brasil como no Mundo. O que é mais interessante que esse pintor possuí prestígio até os dias atuais, e o mais interessante ainda é que as novas gerações, se conhecem, conhecem apenas 3 quadros pintados por  ele.
Acredito que é essa defasagem na educação, que faz o Brasil ser conhecido mundialmente pelo país do futebol, do samba e da mulher bonita. Pois se as novas gerações conhecessem quem foram os grandes nomes do passado na história brasileira, talvez o que seria lembrado quando fosse falado Brasil, seria a terra dos grandes compositores, dos grandes artistas, dos grandes pintores e outros nomes.
Mestiço
Porem a realidade não é essa, o Brasil possui um patrimônio material e imaterial riquíssimo, prontinho para ser transmitido. E como já mencionei em outras postagens, essa deve ser uma das missões do turismo, a missão de transmitir, perpetuar e preservar tais valores e traços culturais.
Portanto, faço o convite, visite o Museu a Casa de Portinari e também a Exposição Séries Bíblicas e Retirantes, no MASP, e mergulhe na arte puramente BRASILEIRA e desfrute de tudo o que ela tem a oferecer.
FRASES DE CÂNDIDO PORTINARI
Menino com Pião
“O alvo da minha pintura é o sentimento. Para mim, a técnica é meramente um meio. Porém, um meio indispensável.”
          “Quando comecei a pintar, senti que devia fazer minha gente (...) Depois desviaram-me e comecei a tatear e a pintar tudo de cor.”

Conheça o Museu Casa de Portinari: http://museucasadeportinari.org.br/#
Conheça sobre a vida de Cândido Portinari: http://museucasadeportinari.org.br/candido-portinari/a-vida
REFERÊNCIAS
CAFÉ
PORTINARI, Museu Casa de. Vida. Disponível em <http://museucasadeportin ari.org.br/candido-portinari/a-vida> Acesso em: 11 de julho de 2014.
MASP.Candido Portinari. Disponível em <http://masp.art.br/masp2010/ex posicoes_integra.php?id=170&periodo_menu=> Acesso em: 11 de julho de 2014.
WIKIPEDIA. Cândido Portinari. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Candido_Portinari> Acesso em: 11 de julho de 2014

WIKIPÉDIA. Museu Casa de Portinari. Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Casa_de_Portinari> Acesso em: 11 de julho de 2014.

VIDEOS

Comentários

TOP 5 do Blog

O que fazer depois que acabar a faculdade? Bacharel em Turismo

Imagem Retirada da Internet Após os três, quatro ou cinco anos de faculdade é natural que muitos ainda se perguntem o que vão fazer depois da faculdade, essa pergunta não é privilégio apenas dos futuros turismólogos, muitos e muitos outros futuros profissionais se fazem o mesmo questionamento. Mas falando dos futuros turismólogos, ao longo do curso a grade oferece uma serie de conhecimentos multidisciplinares que possuem o intuito de capacitar o profissional para os diversos meios de atuação do turismólogo. Mas a problemática se insere neste contexto. Algumas profissões como, por exemplo, licenciatura em Matemática, ou você ministra aulas ou vira pesquisador, são apenas duas opções (ou mais), de certa forma fica mais fácil de decidir, assim como biomedicina, ou você trabalha em um laboratório de analises clinicas, ou se torna professor ou se torna pesquisador. Já no turismo a realidade é inversa, em síntese temos os seguintes campos de atuação, cruzeiros, agencias de viagens

Frustrações de um Estudante de Turismo

Escolher a profissão ideal é algo realmente muito difícil, ainda mais se for à primeira escolha. Acredito que relato um sentimento próprio e um sentimento de inúmeras pessoas, quando afirmo que escolher algo que refletirá nos seus próximos anos é algo realmente perturbador. A Liberdade Expressiva. Colagem em Papel Cartão. Não vou procurar abordar o universo da escolha da profissão neste texto, mas sim abordarei a escolha de uma profissão específica, a do Turismólogo. Profissão essa recente na sociedade contemporânea, com um reconhecimento bem recente e sem regulamentação. Profissão, que muito se fala na sua importância para o planejamento do turismo em todas as suas modalidades, e, além disso, a ciência que estuda o fenômeno do turismo. Teoricamente falando, temos muito campo de atuação e mercado para suprir a mão de obra gerada, mas só teoricamente (ou talvez não). Quando se entra no curso de bacharel em turismo, um novo mundo renasce, pelas palavras de nossos professores

Nicarágua, um paraíso natural

ORIGEM DO NOME, Nicarágua Bandeira Nicarágua A origem do nome é incerta, já que o país não conta com um registro indígena, podendo-se recorrer somente às crônicas dos primeiros espanhóis. Nessas crônicas fala-se sobre o povo náhuatl que viviam entre o grande lago (chamado de Nicarágua posteriormente) e o Oceano Pacífico; a esta terra eles davam o nome de nic–atl-nahauc que significa "aqui junto a água". LOCALIZAÇÃO A Nicarágua é um país da América Central, limitado ao norte pelo Golfo de Fonseca (através do qual faz fronteira com El Salvador), Honduras, a leste pelo Mar das Caraíbas, através do qual faz fronteira com o território colombiano de San Andrés e Providencia, a sul com a Costa Rica e a oeste com o Oceano Pacífico. Sua capital é Manágua. TOP 8 CURIOSIDADES -1ª Que futebol que nada! O esporte mais popular da Nicarágua é o beisebol. -2º A bebida típica é o pinolillo, uma bebida feita com milho, cacau, canela e outros ingredientes - 3º No total, a

Os encantos e desencantos na profissão do Turismólogo

Imagem Retirada da Internet Se você já ouviu aquele discurso de que o turismo é uma fonte estrondosa para o desenvolvimento econômico, cultural e social de uma localidade, mas que no entanto, as pessoas não valorizam os turismólogos. Puxa a cadeira, vamos conversar! Acho que já me apaixonei e me desencantei pela profissão de turismólogo mais vezes do que eu posso contar. Mas, sempre sei que depois da tempestade volto a me apaixonar pelo caminho tortuoso e florescente que escolhi . O turismo é assim: você tem a certeza que está no caminho certo; no seu emprego você está conseguindo pequenas vitórias, mas,,,,,,, sempre vem alguém que não sabe nada da área, ou acha que fazer turismo é só fazer eventos, e destrói todo seu castelo de areia . Faz parte,  mas também dói.  E quando falamos de profissão doida, estamos de parabéns! Entre dores e amores vamos nos tornando mais fortes e, por incrível que pareça, é quando a gente "quebra a cara" que conseguimos ver o quão imp

O Turismo LGBT: Não são privilégios, mas sim humanidade

          Confesso que nunca fui de pesquisar muito sobre o turismo LGBT, sempre fui mais para as áreas de patrimônio, marketing e políticas públicas. Mas recentemente, tenho ouvido muito falar e, até duas semanas atrás, quando estava em um Seminário de Sociologia em Curitiba/PR, fui questionado sobre esse segmento. O que sabia sobre o segmento anteriormente é que era um novo e potencial nicho de mercado, seja nacional e principalmente internacionalmente. Entretanto, mesmo sem saber muito sobre o tema, sempre fiz uso dos serviços e atrativos para o público gay (Aaaa as baladas gays). Ai, recentemente (ontem) um amigo que estava fazendo uma pesquisa sobre o turismo LGBT me marcou em um post que trazia uma resposta de um determinado senhor a sua pesquisa. Nesta resposta, o homem dizia atrocidades, que o turismo LGBT era só uma corrente revolucionária, que queríamos privilégios, que as discussões sobre gênero são piadas e por ai vai. Pensando nisso, me questionei, será que o public