Pular para o conteúdo principal

Arte e Turismo- Museu Frida Kahlo

QUEM FOI?
Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, nascida em 1907, foi uma importante pintora mexicana do século XX. É considerada, por alguns especialistas em artes plásticas, uma artista que fez parte do Surrealismo. Porém, a própria Frida negava que era surrealista, pois dizia que não pintava sonhos, mas sua própria realidade. Destacou-se ao defender o resgate à cultura dos astecas como forma de oposição ao sistema imperialista cultural europeu.
VIDA PESSOAL
Casa-se aos 22 anos com Diego Rivera, em 1929, um casamento tumultuado, visto que ambos tinham temperamentos fortes e casos extraconjugais. Kahlo, que era bissexual, teve um caso com Leon Trotski. Rivera aceitava abertamente os relacionamentos de Kahlo com mulheres, mesmo eles sendo casados, mas não aceitava os casos da esposa com homens. Frida descobre que Rivera mantinha um relacionamento com sua irmã mais nova, Cristina, há muitos anos, o que a revoltou. Ela os flagrou na cama e, num ato de fúria, cortou todo o seu cabelo, que era bem longo, de frente ao espelho. Sua irmã teve seis filhos com seu ex-marido e Frida nunca a perdoou.
Após essa outra tragédia de sua vida, separa-se dele e vive novos amores com homens e mulheres, mas em 1940 une-se novamente a Diego. O segundo casamento foi tão tempestuoso quanto o primeiro, marcado por brigas violentas. Ao voltar para o marido, Frida construiu uma casa igual à dele, ao lado da casa em que eles tinham vivido. Essa casa era ligada à outra por uma ponte, e eles viviam como marido e mulher, mas sem morar juntos. Encontravam-se na casa dela ou na dele, nas madrugadas.
Embora tenha engravidado mais de uma vez, Frida nunca teve filhos, pois o acidente que a perfurou comprometeu seu útero e deixou graves sequelas, que a impossibilitaram de levar uma gestação até o final, tendo tido diversos abortos.
Veado Ferido, Frida Kahlo
Tentou diversas vezes o suicídio com facas e martelos.
Em 13 de julho de 1954, Frida Kahlo, que havia contraído uma forte pneumonia, foi encontrada morta. Seu atestado de óbito registra embolia pulmonar como a causa da morte. Mas não se descarta a hipótese de que tenha morrido de overdose (acidental ou não), devido ao grande número de remédios que tomava. A última anotação em seu diário, que diz "Espero que minha partida seja feliz, e espero nunca mais regressar - Frida" permite a hipótese de suicídio. Seu corpo foi cremado, e suas cinzas encontram-se depositadas em uma urna em sua antiga casa, hoje Museu Frida Khalo.
BREVE BIOGRAFIA
- Estudou, no início da juventude, na Escola Preparatória Nacional.
As duas Fridas
- Com 18 anos de idade sofreu um grave acidente de ônibus. Para ocupar as horas vagas, durante a recuperação, passou a pintar. 
- Em agosto de 1929, casou-se com o pintor mexicano Diego Rivera com quem teve um casamento tumultuado e instável.
- Morou nos Estados Unidos com Diego Rivera entre os anos de 1931 e 1934.
- Divorciou-se de Rivera em 1939, embora tenha mantido relações com ele nos anos seguintes.
- Em 1939, Frida expôs sua obra em Paris, na galeria Renon et Collea.
- Deu aulas de introdução à pintura, a partir de 1943, na Escola La Esmeralda na Cidade do México.
- Sofreu três abortos durante a vida.
- Teve uma vida marcada, principalmente após o divórcio, pelo consumo abusivo de álcool. Dizia que era para aliviar o sofrimento que sempre marcou sua vida.
- Após uma grave pneumonia, morreu em embolia pulmonar em 13 de julho de 1954.
PRINCIPAIS OBRAS
- Autorretrato em vestido de veludo, 1926
- O ônibus, 1929
- Frida Kahlo e Diego Rivera, 1931
- Henry Ford Hospital, 1932
- Autorretrato com colar, 1933
- Meus avós, meus pais e eu, 1936
- As duas Fridas, 1939
- Autorretrato com cabelos cortados, 1940
- Autorretrato com colar de espinhos e colibri, 1940
- Autorretrato como tehuana, 1943
- Diego em meu pensamento, 1943
- O veado ferido, 1946
- Diego e eu, 1949
- O marxismo dará saúde aos doentes, 1954
O MUSEU FRIDA KAHLO
La Casa Azul era a casa dos pais de Frida Kahlo, no bairro de Cocoyacán, Cidade do México.
Mais tarde, virou a residência de Frida Kahlo e de seu marido, o muralista e pintor Diego Rivera.
Lá eles viveram de 1929 a 1954. Depois da morte de Frida, o lugar virou o Museu Frida Kahlo e é um dos pontos mais visitados do México.
A casa está intacta, com a mesma estrutura e disposição de móveis, deixados por Frida e por Diego. Nos ambientes é possível sentir e admirar o cunho artístico e colorido deixado por Frida e pelo seu pai.
Atualmente, o museu virou um dos maiores pontos de encontro do México, devido a riqueza de detalhes e pela atribulada história de Frida.
Para saber mais sobre o museu, acesse: http://www.museofridakahlo.org.mx/
A ARTE E O TURISMO, Museu Frida Kahlo
O Marxismo dará saúde aos doentes
O turismo tem muitos intuitos, porém a sua maior vertente é a da preservação e perpetuação cultural e social. Desse modo, quando entrelaçado com a arte, ele toma uma nova configuração, que vai além da preservação e da perpetuação, ele se torna o turismo do saber e do conhecer.
Sendo assim quando vamos a um museu, além de admirar as obras e objetos, estamos conhecendo um pouco mais sobre ele, e de certa forma estamos ajudando a preservar e a perpetuar a disseminação da informação.
Portanto, ir á um país e conhecer a cultura e quais foram os principais nomes, é uma forma de gerar autoconhecimento e patrocinar a perpetuação cultural.
O Museu da Frida Kahlo é um bom exemplo para essa afirmação, pois hoje ele é um dos principais destinos para quem vai ao México.  E cada pessoa que vai conta para outra, e essa conta para outras, e assim gera o conhecimento compartilhado.
Autorretrato Cabelos Cortados
É visível que o Museu de Frida possui uma alta visitação, por conta da sua trajetória de vida e obras, e a visitação contribuí ainda mais para que outras pessoas conheçam a sua história.
Esse turismo pode ser entendido como um ciclo sustentável, onde a sua realização contribui com o beneficio de ambas as partes, tanto o turista quanto ao museu.
Então, pratique esse turismo e ajude a compartilhar o conhecimento. Além de ir ao México e conhecer a belíssima história de Frida Kahlo, você estará estimulando outras pessoas a obter mais conhecimento e amor pela Arte.
PRINCIPAIS FRASES DE FRIDA
- "Para que preciso de pés quando tenho asas para voar?"
- "Eu nunca pinto sonhos ou pesadelos. Pinto a minha própria realidade."
- "Bebi porque queria afogar minhas mágoas, mas agora as coisas malditas aprenderam a nadar."
Diego e Frida
- "Eu pinto autorretratos porque estou muitas vezes sozinha e porque eu sou a pessoa que eu conheço melhor."
- "A pintura tem ocupado minha vida. Perdi três filhos e uma série de coisas que poderiam ter preenchido a minha vida horrível. A pintura substituiu tudo. Eu acho que não há nada melhor do que trabalhar. "

Vamos ao México conhecer a fantástica história de Frida Kahlo, que cativa e cativou inúmeras pessoas no mundo inteiro!

REFERÊNCIAS
PESQUISA, SUA. Frida Kahlo. Disponível em <http://www.suapesquisa.com/quemfoi/frida_ka hlo.htm> Acesso em: 7 de julho de 2014.
UOL, Destinos. La casa azul, revela o mundo colorido de Frida Kahlo. Disponivel em <http://roteirosincriveis.uol.com.br/destinos/america-central/mexico/la-casa-azul-revela-o-mundo-colorido-de-frida-kahlo-3/> Acesso em: 7 de julho de 2014.
WIKIPEDIA. Frida Kahlo. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Frida_Kahlo> Acesso em: 8 de julho de 2014.

VIDEOS:



Sugestão: Assista ao filme de Frida Kahlo que retrata a sua história de vida.

Comentários

TOP 5 do Blog

O que fazer depois que acabar a faculdade? Bacharel em Turismo

Imagem Retirada da Internet Após os três, quatro ou cinco anos de faculdade é natural que muitos ainda se perguntem o que vão fazer depois da faculdade, essa pergunta não é privilégio apenas dos futuros turismólogos, muitos e muitos outros futuros profissionais se fazem o mesmo questionamento. Mas falando dos futuros turismólogos, ao longo do curso a grade oferece uma serie de conhecimentos multidisciplinares que possuem o intuito de capacitar o profissional para os diversos meios de atuação do turismólogo. Mas a problemática se insere neste contexto. Algumas profissões como, por exemplo, licenciatura em Matemática, ou você ministra aulas ou vira pesquisador, são apenas duas opções (ou mais), de certa forma fica mais fácil de decidir, assim como biomedicina, ou você trabalha em um laboratório de analises clinicas, ou se torna professor ou se torna pesquisador. Já no turismo a realidade é inversa, em síntese temos os seguintes campos de atuação, cruzeiros, agencias de viagens

Frustrações de um Estudante de Turismo

Escolher a profissão ideal é algo realmente muito difícil, ainda mais se for à primeira escolha. Acredito que relato um sentimento próprio e um sentimento de inúmeras pessoas, quando afirmo que escolher algo que refletirá nos seus próximos anos é algo realmente perturbador. A Liberdade Expressiva. Colagem em Papel Cartão. Não vou procurar abordar o universo da escolha da profissão neste texto, mas sim abordarei a escolha de uma profissão específica, a do Turismólogo. Profissão essa recente na sociedade contemporânea, com um reconhecimento bem recente e sem regulamentação. Profissão, que muito se fala na sua importância para o planejamento do turismo em todas as suas modalidades, e, além disso, a ciência que estuda o fenômeno do turismo. Teoricamente falando, temos muito campo de atuação e mercado para suprir a mão de obra gerada, mas só teoricamente (ou talvez não). Quando se entra no curso de bacharel em turismo, um novo mundo renasce, pelas palavras de nossos professores

Nicarágua, um paraíso natural

ORIGEM DO NOME, Nicarágua Bandeira Nicarágua A origem do nome é incerta, já que o país não conta com um registro indígena, podendo-se recorrer somente às crônicas dos primeiros espanhóis. Nessas crônicas fala-se sobre o povo náhuatl que viviam entre o grande lago (chamado de Nicarágua posteriormente) e o Oceano Pacífico; a esta terra eles davam o nome de nic–atl-nahauc que significa "aqui junto a água". LOCALIZAÇÃO A Nicarágua é um país da América Central, limitado ao norte pelo Golfo de Fonseca (através do qual faz fronteira com El Salvador), Honduras, a leste pelo Mar das Caraíbas, através do qual faz fronteira com o território colombiano de San Andrés e Providencia, a sul com a Costa Rica e a oeste com o Oceano Pacífico. Sua capital é Manágua. TOP 8 CURIOSIDADES -1ª Que futebol que nada! O esporte mais popular da Nicarágua é o beisebol. -2º A bebida típica é o pinolillo, uma bebida feita com milho, cacau, canela e outros ingredientes - 3º No total, a

Os encantos e desencantos na profissão do Turismólogo

Imagem Retirada da Internet Se você já ouviu aquele discurso de que o turismo é uma fonte estrondosa para o desenvolvimento econômico, cultural e social de uma localidade, mas que no entanto, as pessoas não valorizam os turismólogos. Puxa a cadeira, vamos conversar! Acho que já me apaixonei e me desencantei pela profissão de turismólogo mais vezes do que eu posso contar. Mas, sempre sei que depois da tempestade volto a me apaixonar pelo caminho tortuoso e florescente que escolhi . O turismo é assim: você tem a certeza que está no caminho certo; no seu emprego você está conseguindo pequenas vitórias, mas,,,,,,, sempre vem alguém que não sabe nada da área, ou acha que fazer turismo é só fazer eventos, e destrói todo seu castelo de areia . Faz parte,  mas também dói.  E quando falamos de profissão doida, estamos de parabéns! Entre dores e amores vamos nos tornando mais fortes e, por incrível que pareça, é quando a gente "quebra a cara" que conseguimos ver o quão imp

O Turismo LGBT: Não são privilégios, mas sim humanidade

          Confesso que nunca fui de pesquisar muito sobre o turismo LGBT, sempre fui mais para as áreas de patrimônio, marketing e políticas públicas. Mas recentemente, tenho ouvido muito falar e, até duas semanas atrás, quando estava em um Seminário de Sociologia em Curitiba/PR, fui questionado sobre esse segmento. O que sabia sobre o segmento anteriormente é que era um novo e potencial nicho de mercado, seja nacional e principalmente internacionalmente. Entretanto, mesmo sem saber muito sobre o tema, sempre fiz uso dos serviços e atrativos para o público gay (Aaaa as baladas gays). Ai, recentemente (ontem) um amigo que estava fazendo uma pesquisa sobre o turismo LGBT me marcou em um post que trazia uma resposta de um determinado senhor a sua pesquisa. Nesta resposta, o homem dizia atrocidades, que o turismo LGBT era só uma corrente revolucionária, que queríamos privilégios, que as discussões sobre gênero são piadas e por ai vai. Pensando nisso, me questionei, será que o public