Pular para o conteúdo principal

Memórias de um Colonizado

Os ventos de outrora traziam consigo o ar puro e também os ruídos de um presente preste a cair em decadência. Apesar de tudo, o sentimento de liberdade era vogado pelos nossos antepassados. Nós aprendíamos a caçar, dançar, brincar, cantar e contar as lendas de nosso povo. Até que um dia brilhos estonteantes vieram da imensidão do mar. Todos ficaram assustados e, ao mesmo tempo, fascinados.             Ora, mas quem seriam os bem-aventurados a dominar tais técnicas de navegações? Quem seriam esses deuses a dominar as águas e porvir ao nosso encontro?
Por hora eles eram deuses, deuses que traziam consigo auréolas de outra civilização. Entretanto ao invés de darmos-lhes regalos, os acariciados fomos nós. Tais regalos brilhavam mais que a luz do sol. Nunca se havia visto algo tão exuberante e encantador. Não se sabia ao certo o que eram ou para que serviam, apenas se sabia que a beleza irradiava daquelas coisas tão pitorescas.
Após isso, surgiu a nossa primeira diferença: os deuses não possuíam o mesmo dialeto que nós. Então acreditamos que seriam aqueles vindos do além, mas logo a situação se alterou.
Logo nos vimos submissos aos deuses dos regalos, deuses que, agora, ao invés de dar, retiravam. Mas retiravam o que era nosso, coisas que tínhamos em nossas terras, vindas da mãe natureza, coisas que eram da nossa raiz. Não entendíamos muito bem o porquê de retirar aquelas árvores e colocar nos navios.
Aos poucos, os deuses já estavam tomando nossas casas, nossas mulheres, nossas famílias e tudo que fosse nosso. Tudo que outrora pertencia a nossa identidade, aos nossos hábitos e a nossa cultura. Logo chegaram deuses superiores, dizendo que deveríamos seguir as ordens de outro deus ainda mais forte que aqueles que aqui estavam.
 Assim vimos uma parte de nós ser afogada no sangue derramado daqueles que não aguentaram o que eles chamavam de trabalho. Aliais, eles adoravam nos dar nomes e ensinar o que eles falavam, nossos nomes eram tidos como índios, não tínhamos nomes próprios, apenas índios, selvagens e desvirtuosos.
Com o passar do tempo à situação dirigiu-se rumo ao abismo. Vimos outros de nós passando por tudo o que já havíamos passado, e mais e mais desses deuses chegavam da água. Havia mais deuses do que pessoas da nossa Terra, e os deuses ainda tinham filhos com nossas mulheres.
“A Criação” (2010) - Colagem do Artista Plástico Silvio Alvarez (E-mail: silvioalvarez@uol.com.br) – Acervo do Memorial dos Povos Indígenas – Brasília/DF.
Não deu para entender. Foi tudo tão rápido e tão devastador que nos deixou doentes, tristes, acorrentados e amedrontados. Não sabíamos o poder dos deuses lutar não adiantava, aliás, nada adiantou. E hoje já não podemos viver sem eles.
Hoje nós não temos muitos lugares para morar, eles tomaram tudo o que tínhamos para sobreviver. Alguns de nós são obrigados a morar na cidade, trabalhar, roubar, traficar e se prostituir, já outros de nós moram no que eles chamam de “aldeias urbanas”.
Tentamos ganhar dinheiro de qualquer forma, uma das maneiras é o que eles chamam de turismo. O turismo são aquelas pessoas que vem a nossa aldeia para nos ver dançar, comer, dormir e também vem para comprar o artesanato que fazemos.
Eles falam que o que fazemos é bonito é “cultura”. Mas na realidade não é mais o que eles chamam de “cultura”, pois não temos mais isso, não temos mais a vida que tínhamos antes dos Deuses chegarem.

Hoje fazemos tudo isso para ganhar alguns trocados e viver igual aos Deuses que nos ensinaram, vivemos e lutamos para ganhar nossos direitos e ter os mesmos que eles têm. Afinal tudo o que tínhamos foi tirado de nós.

Coluna Publicada na Revista Bragantina Online http://pt.scribd.com/doc/256056680/Revista-Eletronica-Bragantina-On-Line-Fevereiro-2015

Comentários

TOP 5 do Blog

O que fazer depois que acabar a faculdade? Bacharel em Turismo

Imagem Retirada da Internet Após os três, quatro ou cinco anos de faculdade é natural que muitos ainda se perguntem o que vão fazer depois da faculdade, essa pergunta não é privilégio apenas dos futuros turismólogos, muitos e muitos outros futuros profissionais se fazem o mesmo questionamento. Mas falando dos futuros turismólogos, ao longo do curso a grade oferece uma serie de conhecimentos multidisciplinares que possuem o intuito de capacitar o profissional para os diversos meios de atuação do turismólogo. Mas a problemática se insere neste contexto. Algumas profissões como, por exemplo, licenciatura em Matemática, ou você ministra aulas ou vira pesquisador, são apenas duas opções (ou mais), de certa forma fica mais fácil de decidir, assim como biomedicina, ou você trabalha em um laboratório de analises clinicas, ou se torna professor ou se torna pesquisador. Já no turismo a realidade é inversa, em síntese temos os seguintes campos de atuação, cruzeiros, agencias de viagens

Frustrações de um Estudante de Turismo

Escolher a profissão ideal é algo realmente muito difícil, ainda mais se for à primeira escolha. Acredito que relato um sentimento próprio e um sentimento de inúmeras pessoas, quando afirmo que escolher algo que refletirá nos seus próximos anos é algo realmente perturbador. A Liberdade Expressiva. Colagem em Papel Cartão. Não vou procurar abordar o universo da escolha da profissão neste texto, mas sim abordarei a escolha de uma profissão específica, a do Turismólogo. Profissão essa recente na sociedade contemporânea, com um reconhecimento bem recente e sem regulamentação. Profissão, que muito se fala na sua importância para o planejamento do turismo em todas as suas modalidades, e, além disso, a ciência que estuda o fenômeno do turismo. Teoricamente falando, temos muito campo de atuação e mercado para suprir a mão de obra gerada, mas só teoricamente (ou talvez não). Quando se entra no curso de bacharel em turismo, um novo mundo renasce, pelas palavras de nossos professores

Nicarágua, um paraíso natural

ORIGEM DO NOME, Nicarágua Bandeira Nicarágua A origem do nome é incerta, já que o país não conta com um registro indígena, podendo-se recorrer somente às crônicas dos primeiros espanhóis. Nessas crônicas fala-se sobre o povo náhuatl que viviam entre o grande lago (chamado de Nicarágua posteriormente) e o Oceano Pacífico; a esta terra eles davam o nome de nic–atl-nahauc que significa "aqui junto a água". LOCALIZAÇÃO A Nicarágua é um país da América Central, limitado ao norte pelo Golfo de Fonseca (através do qual faz fronteira com El Salvador), Honduras, a leste pelo Mar das Caraíbas, através do qual faz fronteira com o território colombiano de San Andrés e Providencia, a sul com a Costa Rica e a oeste com o Oceano Pacífico. Sua capital é Manágua. TOP 8 CURIOSIDADES -1ª Que futebol que nada! O esporte mais popular da Nicarágua é o beisebol. -2º A bebida típica é o pinolillo, uma bebida feita com milho, cacau, canela e outros ingredientes - 3º No total, a

Os encantos e desencantos na profissão do Turismólogo

Imagem Retirada da Internet Se você já ouviu aquele discurso de que o turismo é uma fonte estrondosa para o desenvolvimento econômico, cultural e social de uma localidade, mas que no entanto, as pessoas não valorizam os turismólogos. Puxa a cadeira, vamos conversar! Acho que já me apaixonei e me desencantei pela profissão de turismólogo mais vezes do que eu posso contar. Mas, sempre sei que depois da tempestade volto a me apaixonar pelo caminho tortuoso e florescente que escolhi . O turismo é assim: você tem a certeza que está no caminho certo; no seu emprego você está conseguindo pequenas vitórias, mas,,,,,,, sempre vem alguém que não sabe nada da área, ou acha que fazer turismo é só fazer eventos, e destrói todo seu castelo de areia . Faz parte,  mas também dói.  E quando falamos de profissão doida, estamos de parabéns! Entre dores e amores vamos nos tornando mais fortes e, por incrível que pareça, é quando a gente "quebra a cara" que conseguimos ver o quão imp

O Turismo LGBT: Não são privilégios, mas sim humanidade

          Confesso que nunca fui de pesquisar muito sobre o turismo LGBT, sempre fui mais para as áreas de patrimônio, marketing e políticas públicas. Mas recentemente, tenho ouvido muito falar e, até duas semanas atrás, quando estava em um Seminário de Sociologia em Curitiba/PR, fui questionado sobre esse segmento. O que sabia sobre o segmento anteriormente é que era um novo e potencial nicho de mercado, seja nacional e principalmente internacionalmente. Entretanto, mesmo sem saber muito sobre o tema, sempre fiz uso dos serviços e atrativos para o público gay (Aaaa as baladas gays). Ai, recentemente (ontem) um amigo que estava fazendo uma pesquisa sobre o turismo LGBT me marcou em um post que trazia uma resposta de um determinado senhor a sua pesquisa. Nesta resposta, o homem dizia atrocidades, que o turismo LGBT era só uma corrente revolucionária, que queríamos privilégios, que as discussões sobre gênero são piadas e por ai vai. Pensando nisso, me questionei, será que o public