quarta-feira, 22 de junho de 2016

Os Sacoleiros dos Eventos

Já participei de vários eventos, mas confesso que eles ainda me impressionam. Eventos que tem feiras seja de turismo, hotelaria, eventos e etc, são os mais intrigantes, porque estes eventos detém inúmeros stands, esses por sua vez tem o intuito de divulgar as suas marcas e, assim, apostam em estratégias inusitadas para atrair seus potenciais clientes.
Desde o cafezinho ao sorteio de prêmios, tudo vale na conquista por mercados consumidores. Já vi muita coisa, como pão com mortadela, caldo de piranha, balas, massagem, limpeza de pele, fotos panorâmicas... Enfim, muitas estratégias para atração.
O mais interessante é que esses stands sempre tem alguns kits (sacolas cheias de panfletos) para seus clientes... Ai, é legal porque você anda pelas feiras e ve pessoas lotadas de sacolas, brindes e tudo mais que é dado como medida divulgativa.
Os famosos visitantes sacoleiros pegam tudo que os braços aguentam carregar. As vezes nem sequer cumprimentam as pessoas que estão nos stands, só passam e atacam a sacola e saem como se nada houvesse ocorrido.
Tudo bem! Sem problemas cada um é cada um. Mas que é engraçado e insustentável é, uma vez que de 3.000 papeis, você guarda 1.000 e joga os demais no lixo (isso quando se salva 1.000, geralmente é só 10 mesmo, rsrsrs, porque é tanta propaganda).
Recentemente fui ao Festival Internacional de Turismo-FIT, claro que já fui ano passado e já tinha reparado, mas esse ano foi gritante. O evento dá as pessoas algo parecido como um Passaporte, ai cada stand tem um carimbo, o objetivo é promover a visitação nos stands, ai cada visitante carimba seu “passaporte” nos stands visitados e, os que mais tiverem carimbos são premiados.
No entanto, o que se observa é um corre corre atrás de carimbos, as pessoas nem ao menos conversam, mas sim entram nos stands pegam os carimbos e saem (pois é o tiro não alcançou ou alvo, ou, pode alcançar alguns alvos).
Enfim, de estratégia em estratégia se constroem, consolidam-se e divulga-se marcas, ideias e pensamentos. Os eventos são uma maneira efetiva para a promoção comercial, mas, no entanto, saiba usar as estratégias, pois mesmo o FIT inibindo a entrada de estudantes (os mais sacoleiros) em todo o período do evento, visualizou-se um grupo bem intenso de sacoleiros atuantes no trade (rsrsrs), pois é, ocorre com todos (claro que já fui também, mas ai aprendi J).
Portanto, vão aos eventos, mais voltem com seus braços rsrsrs.
Ps: Se tiver fila, aposto que é comida rsrsr.